sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

[TUTORIAL] Iniciantes - Dicas Valiosas para quem está começando (TUTORIAL COMPLETO - ATUALIZADO)

Introdução

Bem galera, esse texto será muito voltado a todos os colegas que [re]começaram a jogar o jogo Red Alert 2, bem como sua expansão Yuri Revenge e que sentem certas dificuldades de aprimorar suas habilidades e acabam, por vezes, desanimando ou até mesmo desistindo de jogar posteriormente. Nisso preparei um tutorial bem simples que numa sentada só, vai fazer você olhar os próximos combates de outra maneira.

Entenda, antes de tudo que isso não será um tutorial de aprender o básico do jogo. As missões que estão contidas nesse jogo já dão uma real noção de como funciona a mecânica do game. Se você nem chegou a fazer essas missões por completo no modo difícil, aconselho a parar de ler e fazer essas missões.


Que nação escolher?

Oras, se você olhar nosso lindo manual do game irá perceber que existe as 8 nações disponíveis para jogo (4 aliadas - America, Germany, Great Britain e South Korea e 4 Soviéticas - Rússia, Cuba, Líbia, Iraque). No entanto, ao longo de 15 anos desse jogo, foram identificadas facções chaves que provê um jogo mais competitivo dentro da realidade multiplayer. São elas:

Aliadas:


America
Korea
Great Britain

Soviética


Rússia
Iraque

Portanto, tenha sempre a preferência de escolher essas nações e entender como funciona suas unidades especiais.


Dinâmica do Jogo

Escolhida a nação, vamos para o próximo passo: entender a dinâmica do Jogo. Red Alert 2 é um jogo RTS extremamente rápido. Quer dizer que as partidas competitivas de médio a alto nível, em geral, variam em torno de 5 a 15 minutos, no modo 1x1. Olhando uma pequena amostra retirada do site oficial http://xwis.net/ra2/games/ vemos que nos mapas oficiais essa média se mantém.



Logo uma das primeiras coisas a se preocupar é com sua velocidade de construção e tomadas de decisão. No entanto, calma! Embora o jogo exija determinada velocidade, ele conserva uma jogabilidade simples e de rápida assimilação. Esse é o grande segredo pra tanto sucesso.

Lá vai então a dica Número 1: Treine aberturas Básicas!

Por mais que seja estranho esse é o principal tropeço pra quem está começando. Essa dica será mostrada com mais detalhes logo a frente no tópico Estruturas e Base/Composição básica.



Economia

Existe um tutorial incrivelmente magnífico sobre este assunto. No entanto está todo na língua inglesa e muitos podem não está acostumado a lê-lo por completo. Logo vou elencar os principais pontos.

Tenha em mente que a Refinaria + o seu respectivo minerador/mineiro/miner é sua principal fonte de recursos do jogo. Já comentei, como o jogo é bastante simples só existe um recurso[dois na verdade] a ser minerado que gerará no final das contas, um valor que poderá ser gasto comprando estruturas ou exército. Básico de todo RTS.

Miner/Mineiro - seu maior tesouro

Os Miners (chamarei eles assim)

A principal diferença entre o miner/sov e o miner/aliado são suas respectivas habilidades. Miner/sov tem uma metralhadora e o Miner/aliado tem capacidade de teletransportar. Uma outra [grande] diferença é que em geral o Miner/sov carrega mais minério (o dobro) do Miner/aliado considerando a mesma quantidade de "quadrinhos" mostrados na figura acima. O miner/sov pode carregar $1000 em dinheiro (no caso pegando ouro) ou $2000 (no caso pegando as germas/cristais) por outro lado o Miner/aliado apenas carrega $500 e $1000 respectivamente.

Dica Número 2: Construa sua refinaria o quanto mais próximo do Ouro ou Gemas/Cristais

Parece algo básico, mas é muito comum de acontecer. Olhem as duas imagens e diga qual dos dois exércitos terá um fluxo de recursos melhor aproveitado?


Bom posicionamento da refinaria   x   Mau reposicionamento da refinaria

Além dessa dica, podemos posicionar a refinaria em lugares estratégicos apenas removendo um pouco de minério utilizando a tecla CTRL (forçar ataque).

Pequena quantidade de Ouro (atrapalhando a construção da refinaria)




Quantidade de ouro retirada com o tanque para correto posicionamento da refinaria.


De igual modo é melhor remover árvores, carros, ou quaisquer obstáculos a fim de obter uma melhor aproximação dos minérios.


Árvore atrapalhando a construção da Refinaria

Árvore retirada! Refinaria pronta!

Dica Número 3: Venda suas Refinarias Excedentes!

Outro ponto importante é que você pode fazer múltiplas refinarias certo?Ok. Mas, por vezes, principalmente em início de partida você precisa otimizar sua economia para não levar um ataque rápido, o temido rush. Logo você utilizar uma refinaria recém construída para fortificar uma entrada por exemplo de sua base e após isso você deve vendê-la para conseguir o recurso extra da sua venda.

Há outras dicas importantes mas essas a respeito de economia é crucial para seu correto desenvolvimento dentro do jogo.


Exército



Posso considerar que chegamos na parte mais agressiva desse tutorial: O entendimento como o exército dentro do jogo funciona.


Dica Número 4: Concentre-se nas Unidades Básicas!


Nas figuras ilustradas abaixo, destaquei 4 unidades que todo aliado/soviético deve ter em mente em usa-las. Atualmente, 100% dos bons jogadores aliados usam pelo menos a composição de 2 dessas unidades para batalha. Que simplicidade não? Mas e o restante? Não são importantes? Exemplo: Mirage, Apocalypse, Teslas Troopers, Prismas Tanques, Prismas Towers? Ao contrário, elas são/serão fundamentais em determinadas estratégias ao longo do jogo. Todavia, estamos aqui apontando a base de todo exército aliado principalmente no início da batalha. Então, sua prioridade será utilizar unidades para atacar, defender e até mesmo estabelecer posições no mapa. Entre no nosso canal do Youtube e veja diversas partidas e comprovará o que você acabou de ler.






       














Por que tanques e tanques?



Dica Número 5: Sua prioridade número 0 é TANQUE!

Muito ainda se perguntam desse maciço uso de tanques nesse jogo. Bem, a infantaria na expansão Yuri Revenge é melhor aproveitada e tem certas vantagens para compor sua formação de exército. No entanto, falando apenas de Red Alert 2 em sua essência (incluindo a expansão) seu exército necessariamente tem que ter uma composição majoritária e prioritária de tanques.

Os tanques básicos de cara facção (Rhino Tank e Grizzly tank) tem suas particularidades e não serão abordadas nesse post. Então vamos lá elencar as vantagens e desvantagens de utilização dessa estratégia básica:

Vantagens:
  • Mobilidade e Força Bruta
  • Capacidade de atropelar infantaria (exceto unidades especiais)
  • Destruir obstáculos para expandir seu exército.
  • Melhor efetividade de destruir estruturas
Desvantagens:
  • Vulnerável às unidades aéreas
  • Ineficiência por vezes com unidades mais avançadas (Battlefortress, Master Mind, Mirage) 
  • Pouco eficaz em mapas Naval
Logo percebe-se que a composição de 99% dos jogos nesse game são ou serão compostas desses tanques.



Estruturas e Base



Nessa seção vamos abordar algumas Build Order (Ordem de Construção) mais básicas do jogo. Como não canso de repetir, este game tem como princípio a simplicidade. Logo não há tantas possibilidades de aberturas como jogos mais complexos de RTS. Assim, você rapidamente conseguirá executar essas BO`s com bastante tranquilidade.

Todas as BO`s são extremamente para jogos macros. Então caso o seu adversário parta para uma estratégia mais all in (rush) ou mais agressiva, grifaremos os pontos nos quais você terá que diminuir a quantidade de Mineradores.


Composição básica



Vamos ser práticos: Dividiremos em 4 grupos: Aliado x Aliado, Soviético x Soviético, Aliado x Soviético e Soviético x Aliado com objetivo de você não apenas memorizar, mas ter em mente o princípio básico de construção contra cada exército.

Após o fim de cada Ordem de Construção, conterá um vídeo mostrando na prática e de forma exata aquele referida BO. Fique atento para as Teclas de Atalhos usadas, elas serão abordadas em um outro tópico específico nesse blog.


Aliado x Aliado


[VALE PARA QUALQUER ABERTURA]


MCV - Construction Yard

Power Plant (Energia)
Barracks (Quartel) -> 3 a 4 cachorros (scout do mapa) +
Allied Ore Refinery (Refinaria) -> procure sempre os cristais/gems mais próximos.

[Build Order 1]

  • Econômica
  • Agressividade: Normal


  1. War Factory (Fábrica de Tanques) -> faça 2 Miners-> 3 grizzly tank -> 1 IFV-> 4 grizzly tank +  +  + 
  2. Allied Ore Refinery (Refinaria) -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  3. Airport (Aeroporto) -> 3 Rocketeers +
  4. Allied Ore Refinery (Refinaria) -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  5. Allied Ore Refinery (Refinaria) ->  pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 5 Miners

Vídeo desta BO:



[Build Order 2]

  • Super Econômica
  • Agressividade: Baixa


  1. War Factory (Fábrica de Tanques) ->  faça 3 Miners  (você pode alternar 1 miner + 2 grizzly + 2 miners + 8 grizzly) -> 10 grizzly tank +   +
  2. Allied Ore Refinery (Refinaria) -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  3. Airport (Aeroporto) -> 5 Rocketeers +
  4. Allied Ore Refinery (Refinaria) -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  5. Allied Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 6 Miners.

Vídeo desta BO


Aliado x Soviético



[VALE PARA QUALQUER ABERTURA]


MCV - Construction Yard


Power Plant (Energia)
Barracks (Quartel) -> 3 a 4 cachorros (scout do mapa)  +
Allied Ore Refinery (Refinaria) -> procure sempre os cristais/gems mais próximos.


[Build Order 1]

  • Econômica
  • Agressividade: Normal


  1. War Factory (Fábrica de Tanques) ->faça 2 Miners-> 10 grizzly tank
  2. Allied Ore Refinery (Refinaria) -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  3. Airport (Aeroporto) -> 1 Rocketeers apenas para scout e se tiver bom micro, fazer pequenos danos (harass) no inimigo (atacar energia, tanques normais sem anti aéreo) +
  4. Allied Ore Refinery (Refinaria) -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  5. + 3 rocketeers
  6. Allied Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 6 Miners.
  7. Barracks (Quartel)
  8. War Factory (Fábrica de Tanques)-> continue fazendo tanques...
  9. Power Plant (Energia)
Vídeo desta BO


[Build Order 2]

  • Super Econômica
  • Agressividade: Baixa

  1. War Factory (Fábrica de Tanques) -> faça 3 Miners (você pode alternar 1 miner + 2 grizzly + 2 miners + 8 grizzly) -> 10 grizzly tank +  + 
  2. Allied Ore Refinery (Refinaria)  -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  3. Allied Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 6 Miners.
  4. War Factory (Fábrica de Tanques)-> continue fazendo tanques...
  5. Power Plant (Energia)
Video desta BO

Soviético x Soviético


[VALE PARA QUALQUER ABERTURA]


MCV - Construction Yard


Tesla Plant (Energia)
Barracks (Quartel) -> 3 a 4 cachorros (scout do mapa) +
Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> procure sempre os cristais/gems mais próximos.


[Build Order 1]

  • Pouco Econômica
  • Agressividade: Moderada

  1. War Factory (Fábrica de Tanques) -> faça 1 terror drone + 1 Miner + Tanques
  2.  + + 
  3. Soviet Ore Refinery (Refinaria)  -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  4. Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  5. Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.continue a fazer tanques...
  6. Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 6 Miners.
  7. Tesla Coil (Energia)
  8. War Factory (Fábrica de Tanques)-> continue fazendo tanques...
Video desta BO

[Build Order 2]

  • Econômica
  • Agressividade: Normal

  1. War Factory (Fábrica de Tanques) ->faça 2 Miners (você pode alternar 1 miner + 2 Rhinos + 1 miners +  Rhinos...) +  + 
  2. Soviet Ore Refinery (Refinaria)  -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  3. Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  4. Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 5 Miners.
  5. Tesla Coil (Energia) 
  6. Radar Tower (Radar) -> 2 desolators + 
  7. War Factory (Fábrica de Tanques)

Vídeo desta BO




Soviético x Aliado


[VALE PARA QUALQUER ABERTURA]


MCV - Construction Yard


Tesla Plant (Energia)
Barracks (Quartel) -> 3 a 4 cachorros (scout do mapa) +
Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> procure sempre os cristais/gems mais próximos.

[Build Order 1]

  • Pouco Econômica
  • Agressividade: Moderada

  1. War Factory (Fábrica de Tanques) -> faça 1 Miner + 3 Rhinos + 1 flak track + 5 rhinos + 1 flak track +  + + 
  2. Soviet Ore Refinery (Refinaria)  -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  3. Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  4. Faça cachorros para cuidar dos paraquedistas
  5. Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  6. Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 6 Miners.
  7. Tesla Coil (Energia)
  8. War Factory (Fábrica de Tanques)-> continue fazendo tanques...

Video desta BO






[Build Order 2]

  • Econômica
  • Agressividade: Normal

  1. War Factory (Fábrica de Tanques) ->faça 2 Miners + 2 rhinos + 1 flak + 5 rhinos + 1 flak + Rhinos +  +  +
  2. Soviet Ore Refinery (Refinaria)  -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  3. Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.
  4. Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 5 Miners.
  5. Tesla Coil (Energia)
  6. Radar Tower (Radar) -> 2 desolators para cobrir os flancos de sua base devido aos paraquedistas.+

Video desta BO


Conclusão

Espero que vocês tenham gostado desse tutorial. Acho que todas as informações básicas do jogo estão aqui e esperamos ve-los nas batalhas em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário