Introdução

Entenda, antes de tudo que isso não será um tutorial de aprender o básico do jogo. As missões que estão contidas nesse jogo já dão uma real noção de como funciona a mecânica do game. Se você nem chegou a fazer essas missões por completo no modo difícil, aconselho a parar de ler e fazer essas missões.
Que nação escolher?
Oras, se você olhar nosso lindo manual do game irá perceber que existe as 8 nações disponíveis para jogo (4 aliadas - America, Germany, Great Britain e South Korea e 4 Soviéticas - Rússia, Cuba, Líbia, Iraque). No entanto, ao longo de 15 anos desse jogo, foram identificadas facções chaves que provê um jogo mais competitivo dentro da realidade multiplayer. São elas:
Aliadas:
America
Korea
Great Britain
Soviética
Rússia
Iraque
Portanto, tenha sempre a preferência de escolher essas nações e entender como funciona suas unidades especiais.
Dinâmica do Jogo
Escolhida a nação, vamos para o próximo passo: entender a dinâmica do Jogo. Red Alert 2 é um jogo RTS extremamente rápido. Quer dizer que as partidas competitivas de médio a alto nível, em geral, variam em torno de 5 a 15 minutos, no modo 1x1. Olhando uma pequena amostra retirada do site oficial http://xwis.net/ra2/games/ vemos que nos mapas oficiais essa média se mantém.
Logo uma das primeiras coisas a se preocupar é com sua velocidade de construção e tomadas de decisão. No entanto, calma! Embora o jogo exija determinada velocidade, ele conserva uma jogabilidade simples e de rápida assimilação. Esse é o grande segredo pra tanto sucesso.
Lá vai então a dica Número 1: Treine aberturas Básicas!
Por mais que seja estranho esse é o principal tropeço pra quem está começando. Essa dica será mostrada com mais detalhes logo a frente no tópico Estruturas e Base/Composição básica.
Economia
Existe um tutorial incrivelmente magnífico sobre este assunto. No entanto está todo na língua inglesa e muitos podem não está acostumado a lê-lo por completo. Logo vou elencar os principais pontos.
Tenha em mente que a Refinaria + o seu respectivo minerador/mineiro/miner é sua principal fonte de recursos do jogo. Já comentei, como o jogo é bastante simples só existe um recurso[dois na verdade] a ser minerado que gerará no final das contas, um valor que poderá ser gasto comprando estruturas ou exército. Básico de todo RTS.
Miner/Mineiro - seu maior tesouro
Os Miners (chamarei eles assim)
A principal diferença entre o miner/sov e o miner/aliado são suas respectivas habilidades. Miner/sov tem uma metralhadora e o Miner/aliado tem capacidade de teletransportar. Uma outra [grande] diferença é que em geral o Miner/sov carrega mais minério (o dobro) do Miner/aliado considerando a mesma quantidade de "quadrinhos" mostrados na figura acima. O miner/sov pode carregar $1000 em dinheiro (no caso pegando ouro) ou $2000 (no caso pegando as germas/cristais) por outro lado o Miner/aliado apenas carrega $500 e $1000 respectivamente.
Dica Número 2: Construa sua refinaria o quanto mais próximo do Ouro ou Gemas/Cristais
Parece algo básico, mas é muito comum de acontecer. Olhem as duas imagens e diga qual dos dois exércitos terá um fluxo de recursos melhor aproveitado?
Bom posicionamento da refinaria x Mau reposicionamento da refinaria
Além dessa dica, podemos posicionar a refinaria em lugares estratégicos apenas removendo um pouco de minério utilizando a tecla CTRL (forçar ataque).
Pequena quantidade de Ouro (atrapalhando a construção da refinaria)
Quantidade de ouro retirada com o tanque para correto posicionamento da refinaria.
De igual modo é melhor remover árvores, carros, ou quaisquer obstáculos a fim de obter uma melhor aproximação dos minérios.
Árvore atrapalhando a construção da Refinaria
Árvore retirada! Refinaria pronta!
Dica Número 3: Venda suas Refinarias Excedentes!
Outro ponto importante é que você pode fazer múltiplas refinarias certo?Ok. Mas, por vezes, principalmente em início de partida você precisa otimizar sua economia para não levar um ataque rápido, o temido rush. Logo você utilizar uma refinaria recém construída para fortificar uma entrada por exemplo de sua base e após isso você deve vendê-la para conseguir o recurso extra da sua venda.
Há outras dicas importantes mas essas a respeito de economia é crucial para seu correto desenvolvimento dentro do jogo.
Há outras dicas importantes mas essas a respeito de economia é crucial para seu correto desenvolvimento dentro do jogo.
Exército
Posso considerar que chegamos na parte mais agressiva desse tutorial: O entendimento como o exército dentro do jogo funciona.
Dica Número 4: Concentre-se nas Unidades Básicas!
Nas figuras ilustradas abaixo, destaquei 4 unidades que todo aliado/soviético deve ter em mente em usa-las. Atualmente, 100% dos bons jogadores aliados usam pelo menos a composição de 2 dessas unidades para batalha. Que simplicidade não? Mas e o restante? Não são importantes? Exemplo: Mirage, Apocalypse, Teslas Troopers, Prismas Tanques, Prismas Towers? Ao contrário, elas são/serão fundamentais em determinadas estratégias ao longo do jogo. Todavia, estamos aqui apontando a base de todo exército aliado principalmente no início da batalha. Então, sua prioridade será utilizar unidades para atacar, defender e até mesmo estabelecer posições no mapa. Entre no nosso canal do Youtube e veja diversas partidas e comprovará o que você acabou de ler.





Por que tanques e tanques?
Dica Número 5: Sua prioridade número 0 é TANQUE!
Muito ainda se perguntam desse maciço uso de tanques nesse jogo. Bem, a infantaria na expansão Yuri Revenge é melhor aproveitada e tem certas vantagens para compor sua formação de exército. No entanto, falando apenas de Red Alert 2 em sua essência (incluindo a expansão) seu exército necessariamente tem que ter uma composição majoritária e prioritária de tanques.
Os tanques básicos de cara facção (Rhino Tank e Grizzly tank) tem suas particularidades e não serão abordadas nesse post. Então vamos lá elencar as vantagens e desvantagens de utilização dessa estratégia básica:
Vantagens:
- Mobilidade e Força Bruta
- Capacidade de atropelar infantaria (exceto unidades especiais)
- Destruir obstáculos para expandir seu exército.
- Melhor efetividade de destruir estruturas
- Vulnerável às unidades aéreas
- Ineficiência por vezes com unidades mais avançadas (Battlefortress, Master Mind, Mirage)
- Pouco eficaz em mapas Naval
Estruturas e Base
Nessa seção vamos abordar algumas Build Order (Ordem de Construção) mais básicas do jogo. Como não canso de repetir, este game tem como princípio a simplicidade. Logo não há tantas possibilidades de aberturas como jogos mais complexos de RTS. Assim, você rapidamente conseguirá executar essas BO`s com bastante tranquilidade.
Todas as BO`s são extremamente para jogos macros. Então caso o seu adversário parta para uma estratégia mais all in (rush) ou mais agressiva, grifaremos os pontos nos quais você terá que diminuir a quantidade de Mineradores.
Composição básica
Vamos ser práticos: Dividiremos em 4 grupos: Aliado x Aliado, Soviético x Soviético, Aliado x Soviético e Soviético x Aliado com objetivo de você não apenas memorizar, mas ter em mente o princípio básico de construção contra cada exército.
Após o fim de cada Ordem de Construção, conterá um vídeo mostrando na prática e de forma exata aquele referida BO. Fique atento para as Teclas de Atalhos usadas, elas serão abordadas em um outro tópico específico nesse blog.
Aliado x Aliado
[VALE PARA QUALQUER ABERTURA]
MCV - Construction Yard
Power Plant (Energia)

Barracks (Quartel) -> 3 a 4 cachorros (scout do mapa)


Allied Ore Refinery (Refinaria) -> procure sempre os cristais/gems mais próximos.

[Build Order 1]
- Econômica
- Agressividade: Normal
- War Factory (Fábrica de Tanques) -> faça 2 Miners-> 3 grizzly tank -> 1 IFV-> 4 grizzly tank
+
+
+
Allied Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.- Airport (Aeroporto) -> 3 Rocketeers
+
Allied Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.- Allied Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 5 Miners
Vídeo desta BO:
[Build Order 2]
- Super Econômica
- Agressividade: Baixa
- War Factory (Fábrica de Tanques) -> faça 3 Miners (você pode alternar 1 miner + 2 grizzly + 2 miners + 8 grizzly) -> 10 grizzly tank
+
+
Allied Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.- Airport (Aeroporto) -> 5 Rocketeers
+
Allied Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.- Allied Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 6 Miners.
Vídeo desta BO
Aliado x Soviético
[VALE PARA QUALQUER ABERTURA]
MCV - Construction Yard
Power Plant (Energia)

Barracks (Quartel) -> 3 a 4 cachorros (scout do mapa)


Allied Ore Refinery (Refinaria) -> procure sempre os cristais/gems mais próximos.

[Build Order 1]
- Econômica
- Agressividade: Normal
- War Factory (Fábrica de Tanques) ->faça 2 Miners-> 10 grizzly tank
Allied Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.- Airport (Aeroporto) -> 1 Rocketeers apenas para scout e se tiver bom micro, fazer pequenos danos (harass) no inimigo (atacar energia, tanques normais sem anti aéreo)
+
Allied Ore Refinery(Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.- + 3 rocketeers
- Allied Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 6 Miners.
- Barracks (Quartel)
- War Factory (Fábrica de Tanques)-> continue fazendo tanques...
- Power Plant (Energia)
[Build Order 2]
- Super Econômica
- Agressividade: Baixa
- War Factory (Fábrica de Tanques) -> faça 3 Miners (você pode alternar 1 miner + 2 grizzly + 2 miners + 8 grizzly) -> 10 grizzly tank
+
+
Allied Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.- Allied Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 6 Miners.
- War Factory (Fábrica de Tanques)-> continue fazendo tanques...
- Power Plant (Energia)
Video desta BO
Soviético x Soviético
[VALE PARA QUALQUER ABERTURA]
Tesla Plant (Energia)
Barracks (Quartel) -> 3 a 4 cachorros (scout do mapa)
+
Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> procure sempre os cristais/gems mais próximos.
MCV - Construction Yard
Tesla Plant (Energia)

Barracks (Quartel) -> 3 a 4 cachorros (scout do mapa)


Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> procure sempre os cristais/gems mais próximos.

[Build Order 1]
- Pouco Econômica
- Agressividade: Moderada
- War Factory (Fábrica de Tanques) -> faça 1 terror drone + 1 Miner + Tanques
+
+
+
Soviet Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.Soviet Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.Soviet Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.continue a fazer tanques...
- Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 6 Miners.
- Tesla Coil (Energia)
- War Factory (Fábrica de Tanques)-> continue fazendo tanques...
Video desta BO
[Build Order 2]
Vídeo desta BO
- Econômica
- Agressividade: Normal
- War Factory (Fábrica de Tanques) ->faça 2 Miners (você pode alternar 1 miner + 2 Rhinos + 1 miners + Rhinos...)
+
+
Soviet Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.Soviet Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.- Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 5 Miners.
- Tesla Coil (Energia)
- Radar Tower (Radar) -> 2 desolators
+
- War Factory (Fábrica de Tanques)
Vídeo desta BO
Soviético x Aliado
[VALE PARA QUALQUER ABERTURA]
Tesla Plant (Energia)
Barracks (Quartel) -> 3 a 4 cachorros (scout do mapa)
+
Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> procure sempre os cristais/gems mais próximos.
[Build Order 1]
MCV - Construction Yard
Tesla Plant (Energia)

Barracks (Quartel) -> 3 a 4 cachorros (scout do mapa)


Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> procure sempre os cristais/gems mais próximos.

[Build Order 1]
- Pouco Econômica
- Agressividade: Moderada
- War Factory (Fábrica de Tanques) -> faça 1 Miner + 3 Rhinos + 1 flak track + 5 rhinos + 1 flak track
+
+
+
Soviet Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.Soviet Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.- Faça cachorros para cuidar dos paraquedistas
Soviet Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.- Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 6 Miners.
- Tesla Coil (Energia)
- War Factory (Fábrica de Tanques)-> continue fazendo tanques...
Video desta BO
[Build Order 2]
[Build Order 2]
- Econômica
- Agressividade: Normal
- War Factory (Fábrica de Tanques) ->faça 2 Miners + 2 rhinos + 1 flak + 5 rhinos + 1 flak + Rhinos
+
+
+
Soviet Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.Soviet Ore Refinery (Refinaria)-> venda a refinaria excedente de preferência a mais distante dos recursos.- Soviet Ore Refinery (Refinaria) -> pode deixar essa refinaria pois ao todo você terá 5 Miners.
- Tesla Coil (Energia)
- Radar Tower (Radar) -> 2 desolators para cobrir os flancos de sua base devido aos paraquedistas.
+
Video desta BO
Conclusão
Espero que vocês tenham gostado desse tutorial. Acho que todas as informações básicas do jogo estão aqui e esperamos ve-los nas batalhas em breve!
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